Existem tipos de negócio onde é preciso ter um controlo da produção em pequena escala, quer dizer, onde temos uma matriz de produção em que se encontram especificados os componentes que contêm um determinado artigo, com as respetivas quantidades. Tudo isto sem o controlo pormenorizado de centros de trabalho ou gamas operatórias.
Para isso temos, naturalmente, toda uma plataforma: a PHC CS Manufactor. Mas, com a ajuda dos Dossiers Internos integrados no módulo Gestão desktop, podemos fazer esta gestão de uma forma simplificada.
O circuito cinge-se a dois Dossiers Internos. Um chamado “Matriz de Produção”, onde vamos indicar o artigo que vai ser produzido e os respetivos componentes. E outro chamado “Ordem de Produção” que, efetivamente, vai fazer a movimentação do stock.
Criamos a nossa matriz de produção no respetivo Dossier Interno, indicando na coluna qual será o artigo a produzir para que, ao copiar para o nosso Dossier Interno “Ordem de Produção”, saiba a que artigos vai dar saída de stock e a qual vai dar entrada, além de colocar uma pequena descrição do que trata a referida matriz com o intuito de facilitar a procura, caso se tenha uma grande quantidade de matrizes de produção.
A partir do nosso Dossier Interno “Ordem de Produção” copia-se a referida matriz, indicando o número de artigos a produzir. No momento em que criamos a matriz, ela é elaborada com base na produção de um artigo, tendo em atenção que, mediante configuração do Dossier Interno, surge um resumo do que se trata a matriz de produção. Este processo facilita a pesquisa quando o numero de matrizes de produção for elevado.
Desta forma, o Dossier Interno “Ordem de Produção” vai fazer o cálculo do número de componentes necessários para a produção do artigo, determinados conforme o estabelecido na respetiva matriz.
No momento da gravação, mediante a configuração do próprio Dossier Interno, a aplicação questiona como vai valorizar o artigo produzido. Caso necessite, o artigo produzido poderá, também, ter um valor fixo sem importar o valor dos componentes.
A partir deste momento, verifica-se na ficha do artigo terminado, tanto a valorização escolhida como a entrada em stock, encontrando-se disponível em armazém.
Assim, de uma maneira simplificada temos a nossa pequena gestão de produção dentro do Gestão desktop, com a ajuda de uma ferramenta muito potente como são os Dossiers Internos.